top of page

Minha abordagem: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Existem diferentes linhas teóricas dentro da psicologia, e é muito importante que o paciente busque conhecer a abordagem que mais se identifica para dar início ao seu processo terapêutico. Vou te explicar um pouco sobre a abordagem que com a qual eu trabalho – a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).
De modo geral, na TCC entendemos os processos mentais por meio do modelo cognitivo – isso significa que o modo como enxergamos as coisas e interpretamos as situações que acontecem conosco dependem da nossa cognição – ou seja, nossos pensamentos, que são a nossa interpretação dos fatos. 
Os nossos pensamentos. por sua vez desencadeiam nossas reações (emocionais, comportamentais e fisiológicas). Quando os nossos pensamentos são disfuncionais, nossas reações também o são - o que, em termos gerais, é um dos fatores que causam o sofrimento.
 

 

Na TCC também damos enfoque para a aprendizagem de novas habilidades de regulação emocional e resolução de problemas, além de outras demandas. Dizemos que na TCC temos o objetivo final de que, eventualmente, o paciente vire o seu próprio terapeuta - ou seja, consiga por si só identificar, avaliar e responder a esses pensamentos de forma funcional e saudável, tendo assim reações emocionais, fisiológicas e comportamentais também mais equilibradas e saudáveis. A TCC é uma abordagem baseada em evidências científicas, com diversos estudos demonstrando a eficácia de seus métodos. 
Em minha atuação como psicóloga clínica também acredito em cultivar um olhar crítico, social e feminista ao entender as demandas de meus pacientes, o que considero muito importante para o meu trabalho.

 

bottom of page